Olá,  sou Joamot30, criador do Tênis Running. Mais um blog sobre corrida de rua e indicações de tênis de corrida e outros materiais necessários para um bom desempenho dos atletas.  
Foto de corredor de rua

Comecei nas corridas de rua no começo do mês de Maio de 1994. No tempo não tinha muitas corridas de rua como hoje em dia que toda instituição tem a sua corrida ou circuito de corrida, isso é muito bom, porém quem quiser participar de todas as corridas terá de gastar muitas vezes valores muitos altos, esses as vezes não valem muito apena.

As pessoas com menos poder aquisitivo ou as que tem dinheiro sobrando acabam usando o jeitinho brasileiro, tornando-se  corredores pipocas que são bastante odiados pelos organizadores de corridas, pois se eles gastam e querem retorno, porém deveria existir um meio das pessoas com menos poder aquisitivo conseguirem inscrições com valores menos elevados, já li em grupos de corrida das redes sociais que corredores chegaram a pagar 200 Reais em uma única inscrição de corrida que tinha apenas 9 km, aqui no Nordeste paguei 90 Reais em uma Meia Maratona no Estado do Rio Grande do Norte e lhe garanto que o preço valeu a pena. 

Voltando para minha vida pessoal de corredor, minha primeira prova foi uma de revesamento 4 x 300, nos jogos escolares aqui na cidade, nossa escola ganhou o revesamento. Ser primeiro na primeira competição faz você gostar ainda mais do esporte,  partir para distancias maiores, fui para os 2 km  pista que era bastante divertido, mas nunca obtive uma vitória na distancia. Com o passar dos meses treinando descobrir a Macha Atlética, uma modalidade polêmica pelo menos aqui no Nordeste, nessa passei uns 8 meses, pois descobrir que existia uma equipe de rua em bairro aqui na cidade que é bastante família ou seja você não era obrigado a ser um campeão pra participar, nessa equipe que falarei sobre ela em futuros posts foi onde desenvolvi bastaste a minha corrida, mas sempre com tempos modestos, porém sempre persistente. 



Meus melhores anos de corrida de rua foram de 2004 a 2007 quando conseguia fazer os 10km abaixo de 46 min, um tempo modesto pra você que está lendo este artigo e talvez tenha pace de 3min. 

No ano de 2001 foi um ano cheio de história do mundo e na vida pessoal, no mês de Novembro em um dos treinos de 13km para a famosa São Silvestre que tem 15km e não 42.195 metros como muita gente pensa, fui atropelado, nada grave, pois 2 dias depois já estava treinando com mais cuidado e claro e na beira da praia. 



No ano de 2003 voltei à São paulo para mais uma corrida, confira no artigo São Silvestre já corri e você ?,  o meu desempenho. 

Em 2009 tive de fazer uma parada pois fui demitido e  resolvi trabalhar em definitivo aqui na Internet, a pausa na corrida foi até o ano de 2013 quando voltei aos poucos com 20 quilos a mais. A volta e sempre difícil, desde de então venho fazendo de tudo para não ficar muito tempo sem treinar. Trabalhar em casa é bom, mas as tarefas triplicam principalmente quando as coisas começam a darem errado, então você acaba ficando em casa para resolver e fica sem treinar vários dias ou meses dependendo da complexidade do problema. 




Neste ano de 2018 não participei de nenhuma corrida ainda, não por falta de treino, mas com o valores altos das inscrições prefiro apenas treinar de casa para o local da corrida e evitar algum problema com a organização da mesma. 

Já participei de provas em vários lugares do Brasil como São Paulo, Paraíba, Fortaleza, Aracaju, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte.

Como todo corredor tem um objetivo grande, tenho um sonho de participar da famosa Maratona de Nova York. Depois de 2020, pois apenas quero inciar nas maratonas depois dos 40 anos, vejo muitos iniciantes hoje em dia querendo logo partir para Maratonas e Ultramaratonas, se a pessoa tem condições físicas e financeiras tudo bem, mas eu esperaria pelo menos uns 5 anos depois de iniciado nas corridas de rua para partir para distancias maiores, pois o risco de lesões são maiores em provas longas. 

Este foi um breve resumo de vários anos de corrida de rua, nos próximos artigos aqui do Tênis Running falarei muito mais sobre minhas experiências.