Olá, antes de iniciar o artigo "Treino para iniciantes - Dicas de como correr na rua", lembrar que não sou profissional de educação física, mas corro desde 1994  e criei o Tênis Running para contar o que já vi nesses anos todos de corrida de rua e também vender Tênis e outros equipamentos para corrida de rua e caminhada aqui posteriormente. 


Foto de corredor na Corrida Pague Menos - Fortaleza - 2016 - Meia Maratona


Procure seu médico antes correr:


Para iniciar sua corrida na rua é sempre bom está com uma saúde perfeita, não vá na onda de amigos que começam correr do nada só porque está na moda por causa das redes sociais. Procure um médico e diga que você tem interesse em começar a praticar corrida, ele vai solicitar alguns exames, ao sair o resultados dos exames ele vai lhe informar sobre sua real situação. Esse procedimento e muito importante pois senti-se bem não quer dizer que você esteja realmente bem de saúde, pois sempre tem alguma coisa escondida e a corrida pode agravar o problema. 

Escolhendo uma roupa para correr:


O doutor liberou você para correr? Se sim, é hora de se preocupar com o que você vai usar na sua corrida. Depois de anos usando vários tipos de roupa cheguei a uma definitiva, a camiseta tem de ser regata( Não sei porque hoje em dia no kit da corrida não colocam camiseta regata), calção clássico de corrida de rua, tênis já utilizei várias marcas ( As marcas que já utilizei serão detalhadas em outro artigo) sempre um número maior que o meu para evitar machucados nas unhas ou qualquer desconforto na corrida, meia soquete branca, relógio para marcar o tempo sempre o mais barato possível por causa da violência do meu estado as vezes nem relógio uso. 

Qual percurso correr no primeiro treino?


O primeiro treino para iniciantes tem de ser no plano em uma hora do dia com uma temperatura agradável, a distancia no inicio pode ser curta, com o passar do tempo você ganhará resistência e poderá alcançar distancias maiores em menos tempo. Lembro que antes mesmo do primeiro treino é bom você já tenha feito umas caminhadas no mesmo percurso. Quanto o aquecimento peça orientações a um professor de educação física de seu bairro, academia ou siga as dicas de profissionais que tem canais no You tube. 

Fique ligado quando correr na rua:


Em anos e anos de corrida de rua já vi e estive envolvido acidentes de transito, a dica que fica e sempre correr em lugares que não tenha muito transito, porém se você não tem a disposição um local perfeito para a pratica de corrida e bom ficar ligado quando correr na rua, sempre corra na contra mão, não corra escutando música para não se distrair, sempre procure uma faixa de pedestre para atravessar caso não tenha uma certifique-se que não tem nenhum veiculo vindo em nenhuma das direções. Se for correr na BR corra sempre no acostamento o mais distante possível sempre observando o transito atentamente, nos fim de semana e nas madrugadas a atenção deve ser redobrada pois muitos motoristas dirigem bêbados e causam muitos acidentes. Se gosta de correr com celular para escutar música ou marcar seu tempo arrume um amigo ou melhor faça parte de uma equipe para correr com você, sei de casos em que ladrões param o corredor para pegar seu celular ou relógio de GPS, o corredor ou corredora solitário sempre sofre neste ponto. 

Leve dinheiro no seu treino:


Mesmo que seja um treino pequeno e bom sempre levar um dinheiro para comprar água ou pagar uma passagem de ônibus, vai que você não se sente bem e voltar a pé não vai ser uma boa opção. 

Leve um documento de identificação


A identidade já basta, não é necessário levar uma carteira recheada de documentos, saiba que quanto mais coisa você leva no seu treino mais vai ter a preocupação. 

Diga a seus parentes onde vai treinar


Mesmo sendo nas ruas próximas informe aos seus parentes ou amigos onde vai treinar, caso ocorra alguma coisa eles saberão onde lhe procurar e perguntar aos moradores da região se viram você. Informar onde será seu treino e importante, mas lembro que informar pra geral na Internet e meio arriscado, pois ladrões podem saber onde será seu treino e lhe atacar ou então entrar na sua residencia caso você more sozinho. No meu caso só informo aos meus parentes onde vou correr, quando chego do treino e que informo onde corri para meus seguidores.

Não ligue para comentários no percurso


Nosso país já era zoeiro antes do boom da Internet, ao correr no de 1994 os comentários já eram muitos nas ruas, avenidas, BR....
Ao logo dos anos e com o aumento de praticantes de corrida de corrida a zoeira até que diminuiu pois muitos que zoavam hoje em dia também estão correndo recomendados pelos seus médicos. Então é só não ligar e seguir seu caminho, nunca pare para dar resposta a zoeiros, evite confusão em algum que é tão bom e trás muitos benefícios como a corrida de rua.

Melhor hora para correr na rua


O treino para iniciantes é bom sempre que ocorra nos períodos com uma temperatura mais agradável, evite o sol no começo, pois ele desgasta e vai fazer você desanimar. A hora quem vai dizer e você respeite seu corpo, se não tem costume de acordar cedo e sair de casa, não faça a loucura de acordar e já sair correndo, isso você conseguirá fazer apenas a longo prazo.  

Tome água, mas também não se afogue


Vivemos em um país tropical, quente na maioria dos meses do ano, por isso beba sempre água antes, durante e depois do treino, mas também evite exageros. Por falta da ingestão de água tive um pequeno problema de pedras nos rins nada grave, saíram depois de um treino mais forte, apois ver que tinha tal problema comecei consumir um pouco mais de água ao longo do dia. Esse período que tive pedras nos rins foi um que a empresa na qual trabalhava estava em um ritmo frenético para fazer uma entrega grande, então o calor e a falta de dar aquela paradinha na hora do serviço pra beber água causou meu problema. 

Faça da corrida seu meio de transporte


Depois de um período correndo você poderá ver mudanças significativas no seu corpo e na sua cabeça que vai começar pensar porque estou pagando essa passagem tão cara se sou corredor?,  se um local fica perto posso ir correndo  e voltar correndo e economizar o combustível, posso evitar o transito pegando atalhos apenas correndo. 

Vai correr pela manha? Se alimente...


Um copo de leite ou uma banana já é o suficiente aqui, e claro também coisa de 30 minutos antes tomo um copo de água. Muitos conhecidos saem para correr pela manha sem usar nenhum alimento, mas tento evitar isso. 

Dormir bem sempre, mas evite ser um bicho preguiça


O repouso e importante, mas repousar demais vai fazer aqueles seus quilinhos que foram embora nas primeiras semanas de treino voltarem com força total. As horas de sono variam para cada pessoa e hoje em dia conheço muitos amigos meus que trabalham online que as vezes passam 24 horas em claro para não perder o embalo do trabalho e alcançar seus objetivos financeiros, porém a falta de repouso será cobrada na velhice e todos nós sabemos como.

Correr na chuva e bom, mas evite



Os chamados corredores de açúcar existem e não são poucos. Correr em dia ensolarado é bom, mas correr na chuva vai trazer uns benefícios e alguns problemas. Principal beneficio e que você não se cansará rapidamente, porém a atenção terá de ser muito maior  por causa de buracos e piso escorregadio os logo do percurso, no meu caso se sair e começar uma chuva forte continuo correndo, mas evito lugares onde não conheço bem o percurso por causa o chão escorregadio. Existem muitas corridas no inverno, então você terá de ter o costume também de correr na chuva. 


Corra com alguém, faça parte de uma equipe


Na maioria das vezes as pessoas começam correr e logo param por falta de incentivo de uma pessoa próxima, a ultima dica que dou aqui no artigo "Treino para iniciantes - Dicas de como correr na rua", e que você arrume alguém para correr com você ou então  entre para um equipe de corrida de rua, existem muitas no Brasil, garanto que perto de seu bairro existe uma. Equipes de Pernambuco em sua maioria fazem encontros semanais, já outras fazem até três encontros na semana. 
Quando não tiver treino geral da equipe você pode combinar com alguns integrantes da equipe para treinarem juntos e assim aumentar a sua motivação na corrida de rua.