Maratona - O maior sonho dos corredores de rua


Entre as corridas de rua, a Maratona é a mais popular entre as pessoas, havendo várias distâncias diferentes. Muitas vezes, as pessoas confundem a Maratona com outras corridas menores, como a São Silvestre, mas a distância oficial de uma Maratona é de 42,195 km.

 
Foto de Corredor da São Silvestre de 2003
 

A saúde é importante, cuide muito bem dela


Aos que estão em busca de fazer sua primeira Maratona ou os que já conseguem fazer a distância digo que a saúde é importante, cuide muito bem dela. Sempre faça exames antes de tudo, pois correr Maratona exige muito do corpo humano e qualquer problema físico que você tiver será agravado até nos treinamentos que são longos e cansativos. Procure orientação de seu treinador sobre quais exames devem ser feitos, ao receber o resultados dos exames e estando tudo ok, você poderá começar seu treinamento para sua primeira Maratona.

Comece em pequenas distâncias


Toda corrida hoje em dia existe opções de distâncias menores no momento da inscrição. Na grande maioria das corridas que participei nós últimos 5 anos é possível ao corredor optar correr apenas 5 Km, isso é muito bom para corredores iniciantes.
Comece por 5 km quando estiver dominando a distância, fale para seu treinador que tem vontade de partir para distâncias maiores, ele vai lhe passar dicas valiosas, então com o passar do tempo você já estará fazendo provas de 10 km, e já pensando na Meia Maratona, ao correr a distância de 21 km a vontade de ir com tudo para Maratona e grande, mas dependendo do seu rendimento na Meia e bom seguir completando várias Meias Maratonas antes do seu objetivo principal.

Longões e mais longões....


Todo iniciante nas corridas de rua sonha um dia participar e completar uma Maratona, porém ele tem de colocar em mente que para realizar tal feito e necessário colocar o tênis e fazer longões e mais longões caso queria terminar bem sua primeira prova de longa distância. Participar de Maratonas todos querem, mas muitos esquecem que para evitar problemas no dia da prova tem de ter uma grande preparação  física e mental.

Onde correr a sua primeira Maratona?


Foto da Largada da 4º Maratona Internacional Maurício de Nassau - 2013


Para fazer a sua estreia na Maratona e sempre bom escolher uma em que o percurso seja plano  e a temperatura seja baixa, assim você correrá mais facilmente e ainda quem sabe baixar o seu tempo final. No Brasil neste ano existem 13 Maratonas oficiais, porém a que muitos iniciantes procuram é a Maratona Internacional de Porto Alegre, por ser realizada no mês de Junho quando as  temperaturas são muito baixas, seu percurso plano é favorável aos iniciantes e a quem está a procura de alcançar o  índice para Maratona de Boston ou subir no Ranking Brasileiro de Maratonistas. Aqui em Recife temos a IX Maratona Internacional Maurício de Nassau que este ano será realizada no dia 30 de Setembro, as 5:00 da manha.

Completando a Maratona antes das 4 horas


O corredores de elite estão muito perto de romper a barreira das 2 horas, mas para você que já percorreu a distância é um bom desafio é tentar baixar o seu tempo e concluir a próxima  Maratona antes da 4 horas, mas vá com calma, respeite os limites do seu corpo, continue treinando serio com sua equipe e sempre pegando dicas com maratonistas mais experientes. Um dos amigos da equipe de corrida que participo tem mais de 20 anos conseguiu fazer aos 47 anos uma Maratona com o tempo de 3 Horas e 15 Min, tempo excelente para um corredor amador que não vive de corridas de rua, porém para o tal feito ele me revelou que treinava duas vezes  ao dia, sendo uma de manha e outra na parte da tarde perto do sol se pôr.

Tenha vários tênis de corrida


Pelos número de quilômetros rodados todo maratonista ou quem deseja começar correr a distância tem de possuir inúmeros tênis de corrida, já vi muitos que possuem mais de 10 pares de tênis, porém para o  inciante e com pouco dinheiro para gastar comprando tênis e necessário pelo menos 3 pares de tênis, a marca e valor quem diz e você, embora existam marcas muito boas que vão lhe ajudar e muito no seu desempenho, na maioria das vezes os tênis possuem valores que ultrapassam a casa dos R$ 500,00. Sim, muito caro para nossa realidade brasileira, por isso criei aqui o blog "Tênis Running" para informar em quais lojas online você encontra promoções de tênis de marcas famosas com preços em promoção.

O repouso faz muito bem para o seu rendimento


No período de treinamento que antecede a Maratona você vai querer aumentar a intensidade, mas isso não deve ser feito. O certo a fazer na semana antes da prova e não exagerar nas distâncias, pois assim você estará com mais energia para fazer os 42,195 km. O repouso faz muito bem para seu rendimento, então fique de boa 24 horas antes da competição, nada de ir treinar ou fazer esforços desnecessários, está dica serve para todas as distâncias.

O que pensar quando estiver correndo uma Maratona?


Muitos levam até 6 horas para completar a distância e com isso vem um problema o que pensar quando estiver correndo uma Maratona? Pense apenas coisas boas, evite os maus pensamentos, se você é um corredor religioso corra orando agradecendo por está ali no meio de tantas pessoas boas que estão com o mesmo objeto que você, que é se divertir e praticar um esporte saudável que trará muitos benefícios a longo prazo. Já quem curti música pode fazer uma playlist gigante e colocar no seu Smartphone e escutar ao longo do percurso.
Se você estiver fazendo a sua Maratona em uma cidade que não conhece aproveite para correr admirando a paisagem e gravando mentalmente os lugares que você ir passando, pois você poderá voltar lá depois de concluída a prova ou em outra data  para fazer um pouco de turismo.
Por se tratar de uma distância longa muitos acabam fazendo até amizades novas com outros corredores durante a prova principalmente apos os 35 km quando as pernas não querem responder mais, nesse momento em que as câimbras chegam em muitos maratonistas e hora de conseguir o máximo de apoio possível e seu companheiro de corrida vai lhe ajudar e você também fará o mesmo incentivando e trocando ideias.

Completei uma Maratona...É agora?


Depois que tiver completado a sua primeira Maratona vai está bastante feliz, dolorido e já pensando no treinamento para participar da próxima e baixar seu tempo. O mesmo acontece com todas as distâncias, uma vez realizada e concluída, você sempre vai querer voltar lá no próximo ano e tentar melhorar o seu rendimento. Sim é viciante, mas compensador.

Nunca corri uma Maratona, mas estou próximo de correr uma


Foto de Corredor nas ruas do Grande Recife


Corro desde 1994 e nunca participei de uma Maratona, o máximo que fiz em treinamento foram 38 km, muitos amigos me perguntam porque ainda não partir para Maratona pois já tenho mais de 20 anos de corrida de rua. Sempre respondo que no momento não tenho nenhum interesse na distância, mas quando completar 40 anos em 2020 começarei a pensar em participar de minha primeira Maratona.  Como a preparação exige bastante tempo prefiro participar de corridas de distâncias menores como 10 Km, 15 Km e Meia Maratona.

Postar um comentário

0 Comentários